7 erros com cartão de crédito que precisam ser evitados 

ANÚNCIO

Já faz algum tempo que número de pessoas que utilizam cartão de crédito vem crescendo, mas nem todas essas pessoas sabem a melhor maneira de utilizar essa ferramenta. Muita gente acaba perdendo o controle de seus gastos e por isso entram em dívidas que parecem não ter fim. 

A maioria dos brasileiros não têm noção de quanto gastam no cartão e isso pode fazer com que eles paguem mais do que realmente gastaram. Tem também aqueles que acabam deixando passar o dia de pagar a fatura, o que acaba gerando juros e multas. 

ANÚNCIO

O cartão de crédito é uma ótima ferramenta, mas é preciso saber como usá-lo e tomar cuidado com alguns detalhes. 

Ter o cartão de crédito como uma fonte de renda extra 

O limite do cartão é como se fosse um empréstimo feito pelo banco e você precisa pagar o valor. Esse valor pode ser pago em parcelas ou em apenas uma vez. O mais comum é que ele seja utilizado para comprar produtos mais caros e que o valor precisa ser parcelado. 

Portanto, nunca gaste o que não pode pagar e não ultrapasse o limite do cartão, isso pode ter juros altissímos.  

Pagar apenas o valor mínimo  

Os cartões costumam dar aos clientes a possibilidade de pagar apenas o valor mínimo que é cerca de 15% do valor total da fatura. Isso parece ser uma solução para não precisar gastar muito, mas não é verdade. O valor restante acaba sendo incluso na cobrança do próximo mês, e o pior, pode ser acrescido juros de cerca de 15,12%. Isso também é conhecido como crédito rotativo. 

Atrasar o pagamento do cartão 

Nunca se esqueça de pagar essa fatura, pois você não vai querer pagar os juros alto. Além disso, o cliente também pode entrar no crédito rotativo e tudo se tornar uma grande bola de neve. 

ANÚNCIO

7 erros com cartão de crédito que precisam ser evitados

Não conhecer as taxas  

Tem alguns cartões que cobram a taxa de anuidade, que é um valor que deve ser pago anualmente, pois só assim pode usar o cartão. 

Querer deixar o limite maior também pode gerar uma taxa de juros muito maior. 

Tem também a taxa que é cobrada quando alguém realiza algum saque do cartão de crédito no caixa eletrônico. 

Ter mais de um cartão 

Quanto mais cartões você tiver, mais vai querer gastar, com isso você pode acabar não tendo dinheiro para pagar tudo. Também tem a desvantagem de poder perder o controle das dívidas. 

Não prestar atenção no extrato da conta 

Sobretudo, é muito importante ficar de olho na movimentação da sua conta e também saber como seu cartão está sendo utilizado. Você pode conferir isso na fatura, pelo celular, site do banco, etc. O importante é procurar ter o controle de tudo. 

Não prestar atenção nas cobranças em débito automático 

Deixar suas dívidas para serem pagas em débito automático pode ser muito prático e também pode evitar atrasos e por consequência juros, mas também é importante ter controle desses gastos. 

Confira os valores das contas e verifique se tudo está sendo cobrado corretamente. Deixe nesse modelo de cobrança apenas contas mais importantes, como água, luz, internet, etc. 

Antes de adquirir ou de começar a usar qualquer cartão, faça um pequeno estudo sobre ele e veja como realmente funciona. Utilizar esse benefício da maneira correta pode fazer muita diferença na sua vida econômica.  

ANÚNCIO