O que fazer para controlar minhas finanças pessoais? 

ANÚNCIO

Conseguir guardar dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem muitas dívidas. Para conseguir guardar aquela “graninha”, primeiramente você precisa aprender a controlar suas finanças pessoais, o que também não é nada fácil. Você vai precisar ter força de vontade e estar muito empenhado, assim você terá mais segurança. 

Ter um controle financeiro pode ser fundamental para que você não tenha surpresas nem sufocos no final do mês. Existem algumas formas de como administrar seu dinheiro, de maneira que você vai conhecer todos os seus gastos e também qual o seu limite. 

Controle os seus gastos 

O primeiro passo é anotar todos os seus gastos e dívidas, pode ser até mesmo o que gastou para comprar uma bala, pois o que parece ser um valor insignificante, no final das contas pode fazer grande diferença. Por isso você deve anotar o valor exato e também a forma de pagamento, assim você evitará surpresas no final do mês.  

Controlar finanças pessoais

Tenha uma planilha com todos os seus gastos 

Existem muitos programas que disponibilizam um tipo de planilha financeira. Tem aquelas que você monta da forma que quiser, como o Excel, ou aqueles aplicativos que facilitam muito sua vida.  

Você deve criar o hábito de adicionar à planilha todos os seus gastos, assim ficará mais fácil gerir seu dinheiro. Com uma planilha você consegue saber o quanto pode gastar e assim evitar riscos. 

Disponibilize um valor para emergência 

Você deve separar um valor como se fosse para pagar uma dívida, esse valor servirá para situações de emergência. Nunca se sabe quando você terá uma emergência, então você deve guardar um valor que poderá lhe ajudar.  

ANÚNCIO

Dê prioridades para as dívidas 

Você deve sempre dar preferência para pagar suas dívidas, e o valor que sobrar você pode utilizar da maneira que quiser. Quando você deixa de pagar uma dívida, ela acaba gerando juros e taxas, o que pode se tornar uma bola de neve. Então não deixe para depois, pague suas dívidas o quanto antes. 

Não gaste desnecessariamente 

Não ter planejamento quando se vai comprar algo pode gerar um grande problema. Quando não nos planejamos acabamos gastando mais do que devemos e depois não temos dinheiro o suficiente para pagar as dívidas. Por isso tente evitar gastos desnecessários e compras fúteis, só os faça se seu orçamento realmente permitir. 

Evite cartões de crédito 

O cartão de crédito pode ser um excelente aliado, mas se usado de maneira errada, ele pode se tornar um grande problema. Tem pessoas que possuem vários cartões, em muitos casos o limite ultrapassa o valor que a pessoa recebe. O ideal é ter no máximo 1 cartão de crédito, onde o limite não seja superior ao seu salário e que ele seja utilizado apenas quando realmente for necessário. 

Faça planejamento de tudo 

Se preocupar com o seu dinheiro é muito importante e planejar seus gastos também. Dessa maneira fica mais fácil ter o controle de suas finanças e também fica fácil evitar certos problemas. Evite ao máximo os gastos, principalmente aqueles que são desnecessários. Tente fazer suas compras todas à vista, assim dificilmente você terá  dívidas e não irá gastar mais do que tem. 

O seu controle financeiro só depende de você, por isso, planeje-se, estude e controle-se para que nunca lhe falte dinheiro quando precisar. 

ANÚNCIO

You may also like...